sábado, 27 de setembro de 2008

BLOG PETRALHAS CARICATUS DIVULGA O BLOG DESVIRTUAMENTO DAS COTAS

O MOVIMENTO CONTRA O DESVIRTUAMENTO DO PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS, implementado pela UFRGS no concurso vestibular 2008, vem informar que:
Para acessar o blog petralhas caricatus clique aqui

terça-feira, 23 de setembro de 2008

O Blog Desvirtuamentoufrgs é divulgado na Rádio Pampa

Blog criado pelos estudantes Contra o Desvirtuamento na Ufrgs é divulgado a pedido de um ouvinte que deseja saber o que está acontecendo na Universidade: denúncias e entrevistas em diversas tvs e rádios.
Para ouvir comentário clique aqui

Ouvinte gaúcho se diz decepcionado com a Ufrgs

Para ouvir o comentário clique aqui

Entrevista com a Dra. Wanda Siqueira no Programa Crítica (2º Bloco)

Advogada apresenta documentos que foram encaminhados em Brasília ao Ministro da Educação, ao Procurador Geral da República, ao Presidente do Conselho Nacional de Justiça, etc., e comenta sobre as Ações que foram ajuizadas.
Para ouvir clique aqui

Entrevista com a Dra. Wanda Siqueira no Programa Crítica (1º Bloco)

Advogada dos estudantes do Movimento Contra o Desvirtuamento das Cotas na Ufrgs é entrevistada pelo jornalista Gustavo Vitorino no Programa Crítica.
Para ouvir a entrevista clique aqui

Ufrgs mantém silêncio quanto às denúncias

Ninguém da reitoria da Ufrgs se dispõe a conversar sobre os indícios de fraude nas provas de titulação e no vestibular que estão sendo investigados pelo Ministério Público.
Para ouvir o comentário sobre o e-mail de uma ouvinte clique aqui

domingo, 21 de setembro de 2008

Assembléia Legislativa debate fraude nas cotas da Ufrgs

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa (AL), em audiência pública na manhã de ontem, 19/8, debateu o sistema de cotas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufgrs) adotado no concurso vestibular 2008. O objetivo do encontro foi buscar o esclarecimento sobre a medida adotada pela Ufrgs e suas conseqüências.
Para ler a notícia publicada no site da PUC clique aqui

Comissão defende inclusão de critério sócio-econômico no sistema de cotas da Ufrgs

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa debateu, em audiência pública na manhã desta terça-feira (19), os critérios adotados pelo sistema de cotas da Universidade Federal do RS (Ufrgs) e suas conseqüências na seleção para ingresso de alunos. Foram denunciados vários casos de estudantes que estariam sendo preteridos no ingresso à universidade pública em virtude de possíveis desvirtuamentos no sistema. A comissão, presidida pela deputada Marisa Formolo (PT) irá solicitar uma audiência com o reitor e o Conselho Universitário para averiguar a possível formatação de uma solução para os problemas apontados.
Para ler a notícia no site da Assembléia Legislativa clique aqui

Cotas da Ufrgs geram debate na Assembléia Legislativa

A Comissão de EDUCAÇÃO, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa debateu ontem, em audiência pública, os critérios adotados pelo sistema de cotas da Ufrgs. Foram denunciados vários casos de estudantes que estariam sendo preteridos no ingresso à universidade pública devido a possíveis desvirtuamentos no sistema.
Para ler a notícia no site do MEC clique aqui

Para a Deputada Marisa Formolo, critério sócio-econômico precisa ser incluído na política de cotas da UFRGS

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa se tornou o palco para que a política de cotas da UFRGS voltasse ao debate público. Aprovada pelo Conselho Universitário em junho de 2007, até hoje a decisão gera polêmica e mobiliza estudantes, familiares e ativistas sociais.
Para ler a notícia no site do PTSUL clique aqui

sábado, 20 de setembro de 2008

BLOG PETRALHAS CARICATUS DIVULGA BLOG DESVIRTUAMENTO DAS COTAS

O MOVIMENTO CONTRA O DESVIRTUAMENTO DO PROGRAMA DE AÇÕES AFIRMATIVAS, implementado pela UFRGS no concurso vestibular 2008, vem informar que:
Para acessar o blog petralhas caricatus clique aqui

Como vencer o temível vestibular?

Não existe uma fórmula específica para passar, mas a experiência de gente que venceu essa etapa com sucesso pode ser útil: É importante manter o foco, conhecer a estrutura da prova através dos simulados, ter certos critérios para estudar, no dia da prova resolver primeiro as questões mais fáceis, manter a calma antes e durante a prova, etc.
Para saber como alguns vestibulandos agiram, clique aqui

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Existem indícios de fraudes em vários setores da Ufrgs

O Ministério da Educação diz que vai ter 10 bilhões de reais a mais no próximo orçamento para o ensino público. Os números indicam uma coisa, mas a prática é outra.
Para ouvir o comentário clique aqui

sábado, 13 de setembro de 2008

Sistema de Cotas é sinal de problema em todo o Brasil

O atrapalhado sistema de cotas que favoreceu estudantes negros e de escolas públicas no vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) deverá ser responsável pelo aumento de trabalho nos fóruns cariocas... O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Fernando Peregrino, declarou que garantirá espaço nas salas para aqueles alunos. "Se for necessário, abriremos novas vagas ou até mesmo novas salas de aula", diz Peregrino, sem se dar ao trabalho de explicar por que, se é assim tão fácil, não criou mais vagas antes da confusão.
A Uerj alega que não é a autora da legislação sobre as cotas, apenas foi obrigada a aplicá-la.
Para ler toda a noticia clique aqui

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Ministro da Educação desvirtua ao responder pergunta sobre cotas sociais em Porto Alegre

As vagas das universidades federais não deveriam ser destinadas exclusivamente a integrantes de famílias de baixa renda? (Paulo Hackmann, corretor de imóveis)

Ao afirmar ser plenamente a favor da reserva de vagas nas universidades federais para egressos de escolas públicas, o ministro destacou que atualmente mais da metade dos estudantes de instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) fizeram o Ensino Médio em instituições públicas.
Como 70% dos estudantes brasileiros não chegam à universidade, Haddad disse ser fundamental reestruturar as escolas de Ensino Médio dos Estados para que ofereçam educação profissional com laboratórios e professores capacitados.
Para ler a entrevista do Ministro Haddad clique aqui

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Sistema de Cotas na Ufrgs: A Justiça driblou o Direito

O julgamento que cassou a liminar de alunos da Ufrgs ainda repercute na imprensa. Segundo o radialista Gustavo Vitorino da rádio Pampa, a justiça manteve um critério odioso e nebuloso, tendo virado as costas para a população e para o direito.
Ouça o comentário na integra clicando aqui