quinta-feira, 3 de julho de 2008

Maioria de vagas da UFRGS deve ficar com candidatos cotistas

Em outubro de 2007 estas eram as regras publicadas nos jornais:

O que são as cotas? O sistema de cotas é uma forma de distribuição de vagas adotada por universidades públicas com a finalidade de garantir a diversidade e a igualdade de oportunidades no Ensino Superior. As regras variam em cada instituição e são aprovadas por seus conselhos universitários, constituídos por representantes de professores, alunos e funcionários.

Quem pode participar? Na UFRGS, alunos cotistas são aqueles que cursaram pelo menos 50% do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio em escolas da rede pública. Na UFRGS, metade das vagas destinadas às cotas está reservada para alunos de escolas públicas que se autodeclararem negros.

Como funciona? Caso o candidato de escola pública não tenha média para ocupar as vagas universais, ele continua na disputa como cotista por 30% das vagas, sem a concorrência de alunos da escola privada. Se não houver número suficiente de cotistas, as vagas que sobrarem retornam à classificação universal.

Documentos para a Matrícula. Os egressos de escolas públicas, no ato da matrícula, entregarão à Comissão de Graduação (COMGRAD) da UFRGS os certificados de conclusão de curso e os históricos escolares. Os candidatos autodeclarados negros, se aprovados, também assinarão um documento confirmando sua raça.

Para ler a notícia na íntegra, clique aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

É uma vergonha ser brasileiro, uma vergonha ser gaúcho, uma vergonha estudar na Ufrgs!Sim, pelo visto a nossa maior instituição de Ensino Superior não vai ficar de fora dessa onda de corrupção que assola o país de norte a sul. Gostaria de entender como a tão aclamada Constituição de 1988, nada pode contra os péssimos administradores do dinheiro público? Por que nossos juizes são tão complacentes? E agora na Ufrgs, vai ser diferente?
Espero que os tribunais, o Ministério Público, a Polícia Federal, enfim todos, façam tudo o que estiver ao alcance para limpar a Ufrgs dessa podridão. Coloquem os estudantes barrados nas salas de aula e mandem para a rua os corruptos.
Bruder